O que é uma Catarata?

 

A Catarata é uma opacidade que surge no cristalino do olho e que torna a visão nublada, sendo mais comum surgir nas pessoas com mais idade e desenvolvida lentamente, não se apercebendo no inicio do que se trata.

 

Catarata

 

– Tipos de catarata

  • Catarata relacionada com a idade
  • Catarata congénita
  • Catarata secundária
  • Catarata traumática
  • Catarata de radiação

– Causas da catarata

A catarata surge quando o cristalino do olho torna-se turva, isto ocorre por causa do envelhecimento, excesso de exposição á radiação ultravioleta, diabetes, glaucomas, lesão ocular, etc.

 

catarata

 

– Sintomas da catarata

Visão nublada, visão com brilho de lâmpadas ou sol, mudança frequente na graduação de óculos, visão dupla. Nas crianças, os pais precisam prestar atenção para ver se a criança não olha directamente para um ponto ou não responder a rostos ou objectos grandes e coloridos, pode tentar proteger os seus olhos, os olhos da criança estarem desalinhados e não se concentrar num ponto (estrabismo).

– Diagnóstico

É muito importante procurar ajuda médica, um especialista em oftalmologia ajudará a diagnosticar o grau de gravidade da catarata. A Prisma Óptica tem consultas de oftalmologia, como tal, poderá contactar-nos para marcar a sua consulta de oftalmologia.

– Tratamento da Catarata

A cirurgia á catarata é o único procedimento eficaz e seguro. Poderá existir um pequeno número de adultos e crianças que podem beneficiar, por um curto período de tempo, dos colírios que dilatam as pupilas, no entanto, é um procedimento temporário até á cirurgia.

 

 

One thought on “O que é uma Catarata?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *