Saiba mais sobre o estrabismo

 

O estrabismo é um desequilíbrio originado nos músculos oculares, dando origem a que os dois olhos não olhem para o mesmo ponto ou objecto de igual modo.

No estrabismo ocular, um dos olhos fixa o olhar para um objecto e o outro está com o olhar desviado. Esta ocorrência pode ser permanente ou surgir em determinados momentos e, tanto pode ser pouco perceptível como ser bastante acentuado, causando naturalmente enormes problemas de visão.

 

Causas do Estrabismo

Podem ser diversas as causas do estrabismo. Cada olho é constituído por seis músculos extraoculares e todos eles têm de estar a funcionar correctamente e de uma forma sincronizada de modo a que ambos os olhos foquem o mesmo objecto.

Uma vez que estes músculos são controlados pelo cérebro, doenças cerebrais como tumores, AVC, etc., podem causar estrabismo primário ou secundário.

O estrabismo nos adultos ocorre muito raramente e é causado pelas referidas doenças cerebrais. Em crianças, surge por ser um problema hereditário ou através da hipermetropia e, nesse caso, pode ser tratado com o uso de óculos.

 

Estrabismo

 

Sintomas do Estrabismo

Como referimos anteriormente, o estrabismo pode surgir de uma forma permanente ou em determinados momentos e, os sintomas podem ocorrer igualmente da mesma forma, manifestando-se da seguinte forma:

  • Olhos cruzados
  • Visão dupla
  • Perda de percepção de profundidade
  • Olhos não se movimentam juntos
  • Alinhamento incorrecto dos olhos

Naturalmente, o estrabismo provoca problemas na visão e um grande desconforto ao doente podendo, por isso, recorrer á cirurgia aos músculos extraoculares e, na grande maioria dos casos, conseguir uma cura.

 

 

One thought on “Saiba mais sobre o estrabismo

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *